Viscossuplementação: 6 perguntas sobre a infiltração no joelho

viscossuplementação

Também chamada de viscossuplementação, a infiltração com ácido hialurônico é um procedimento que injeta o ácido no joelho lesionado. Quando as dores no joelho são causadas por lesões cartilaginosas e articulares, este procedimento pode ser uma alternativa de tratamento com bons resultados, por ser pouco invasiva e permitir uma recuperação rápida. Abaixo, confira 6 perguntas e respostas sobre o procedimento.


1) O que é ácido hialurônico?

É um componente do líquido sinovial, que é o lubrificante natural que existe dentro das articulações, como o joelho. Algumas doenças degenerativas causam perda desta lubrificação e, nestes casos, a infiltração com este ácido, chamada de viscossuplementação, pode ser realizada para melhorar os sintomas.

2) Quais os benefícios da viscossuplementação?

– Alívio de dores crônicas em pacientes que não tiveram retorno em tratamentos mais conservadores como fisioterapia e medicamentos;
– Redução do atrito entre duas ou mais cartilagens;
– Diminuição da ativação de células inflamatórias responsáveis pelo desencadeamento da artrose.
– Estímulo na produção do próprio ácido hialurônico (endógeno), com melhoria da viscosidade do líquido sinovial.

3) Quais as indicações?

A infiltração com ácido hialurônico tem se mostrado um tratamento eficaz para diversas patologias que afetam as articulações, como artrose e condromalácia patelar.

4) Como a viscossuplementação é realizada?

Este procedimento pode ser realizado em consultório médico, respeitando a desinfecção da pele e o uso de materiais estéreis. A infiltração ocorre por meio de uma injeção na articulação, sendo geralmente rápido. 

5) A viscossuplementação substitui uma cirurgia?

A infiltração com ácido hialurônico é um tratamento complementar, associada a outras terapias para o tratamento, mas não substitui a cirurgia quando esta for indicada por um médico especializado.

6) Existem efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais podem incluir dor, inchaço, calor, erupção cutânea, coceira e vermelhidão na área do joelho.

Na maioria dos casos o resultados da viscossuplementação surgem após a primeira aplicação. Mas atenção: mesmo sendo um procedimento relativamente simples, deve ser realizado por um médico especializado e com experiência. Informe-se com um profissional da sua confiança.

Sobre o Dr Evandro Marcelino

Ortopedista especializado em cirurgia do joelho em Criciúma
Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Siga no Instagram

Curta no Facebook

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Sociaty of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).