Ruptura do ligamento cruzado do joelho: conheça a principal lesão dos esportistas

A ruptura do ligamento cruzado está entre lesões de joelho mais comuns, principalmente entre os esportistas de alta demanda, como o futebol, o futebol americano e o basquete. Nesse tipo de lesão pode ocorrer a ruptura total ou parcial do ligamento, ou apenas o estiramento.

O que são ligamentos?

Para entender melhor a lesão do ligamento cruzado, primeiro é preciso conhecer mais sobre essa estrutura tão importante para o joelho. Os ligamentos são fibras resistentes que conectam os ossos entre si. No caso do joelho, eles ligam o osso da coxa (fêmur), o osso da perna (tíbia) e a rótula (patela).

Ligamento cruzado anterior x cruzado posterior

O joelho possui dois ligamentos cruzados, o anterior e o posterior, que ficam no interior da articulação e se cruzam, formando um X. Ambos os ligamentos têm como função controlar o movimento do joelho para frente e para trás. E como o próprio nome já diz, o  ligamento cruzado anterior fica na frente, e o ligamento cruzado posterior, atrás. 

Lesão de ligamento cruzado anterior

O ligamento cruzado anterior é o mais suscetível à ruptura, e também o mais comum de ocorrer em jogadores de futebol. A  lesão geralmente é ocasionada devido a uma torção do joelho, o que pode ocorrer quando o atleta muda de direção de forma muito rápida, reduz a velocidade durante uma corrida, apoia os pés de forma incorreta após um salto, ou ainda colide com outro jogador.

A entorse do ligamento cruzado anterior também pode ocorrer pela hiperextensão do joelho – quando o jogador “chuta o vento”, por exemplo. 

Lesão de ligamento cruzado posterior

As lesões de ligamento cruzado posterior são mais raras de ocorrer devido a estrutura ficar na parte de trás do joelho. No entanto, devido a sua localização – o ligamento cruzado posterior pode sofrer estiramento por consequência de entorse do ligamento cruzado anterior, principalmente nos casos em que o trauma força a articulação a se esticar ou se hiperestender.

Embora também ocorra com jogadores de futebol, mas de forma menos frequente, as lesões do ligamento cruzado posterior são mais comuns em atletas de esportes de contato como lutas, rúgbi e futebol americano. Isso porque, esse tipo de entorse normalmente ocorre pelo impacto direto na parte frontal da tíbia, principalmente quando o joelho está dobrado em 90°. 

Normalmente a lesão de ligamento cruzado posterior também pode estar acompanhada de lesões em outras partes do joelho, como como meniscos e cartilagem.

Sintomas

Quando ocorre a lesão do ligamento cruzado anterior, é comum que o paciente ouça um estalido e sinta uma dor aguda e intensa no joelho. Inchaço da região, e consequentemente  dificuldade para se movimentar, também são outros sintomas típicos.

Já no caso da lesão do ligamento cruzado posterior, a dor e o inchaço são mais moderados. No entanto, assim que ocorre a lesão, o paciente começa a ter a sensação falseio e insegurança da articulação, como se o joelho estivesse deslizando.

Procurando ajuda médica

É muito importante que o paciente procure atendimento médico imediatamente após a lesão, seja do ligamento cruzado anterior ou posterior. No momento da consulta o médico ortopedista irá realizar exames físicos e clínicos, geralmente ressonância magnética e raio-X, de forma a descobrir a gravidade da lesão e confirmar se outras estruturas do joelho, além do ligamento, não foram lesionadas. 


Sobre o Dr Evandro Marcelino
Ortopedista especializado em cirurgia do joelho em Criciúma
Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Siga no Instagram

Curta no Facebook

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Sociaty of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).