Quando procurar um médico ortopedista?

Muitas pessoas acreditam que o ortopedista é um médico que só deve ser procurado em caso de lesões e fraturas. Mas a especialidade é muito mais abrangente do que isso. 

A ortopedia é responsável por acompanhar e analisar alterações, deformidades e patologias que afetam o nosso sistema locomotor, e isso envolve músculos, ligamentos, ossos e articulações – ou seja, muitas partes do nosso corpo!

O médico ortopedista atua na prevenção e no diagnóstico de diversas doenças como artrite, artrose, osteoporose, escoliose, tendinite, etc. Existem algumas patologias que se manifestam de forma silenciosa, com pequenos desconfortos ou dores que se agravam e depois passam, e por isso a consulta com o especialista é fundamental.

Quando recorrer ao especialista

Dores:

É muito comum que ao sentir dores musculares ou articulares, os pacientes adiem a ida ao médico, esperando que o desconforto passe apenas com o uso de analgésicos. No entanto, essa atitude, além de não resolver, pode agravar o problema, dependendo de qual sua origem.

Por isso, ao ter dores recorrentes ou que estejam afetando a  sua rotina, é necessário procurar de imediato a ajuda de um ortopedista. Ele é o profissional mais indicado para investigar as causas do problema e prescrever o correto tratamento.

Doenças crônicas 

Em caso de dores crônicas ou agudas de articulações e membros, como braços, pernas, joelhos, cotovelos, pulsos, tornozelos, também é necessário procurar o especialista. Isso porque, elas podem indicar algumas doenças crônicas e que necessitam de acompanhamento médico como: lombalgia, artrose, hérnia de disco, lordose, escoliose, entre outras.

Traumas

Situações de trauma, como entorses, batidas e lesões esportivas também devem ser tratadas pelo médico ortopedista. Além disso, se você já passou por algum trauma alguma vez na vida, seja um osso quebrado ou algum membro deslocado, é essencial que o especialista com mais regularidade, principalmente caso os sintomas voltem a incomodar. 

Histórico familiar

Outro motivo para consultar o especialista é o histórico familiar. Caso você tenha na família parentes próximos diagnosticados com patologias como artrite, artrose, osteoporose, escoliose, é bom iniciar o acompanhamento médico desde cedo. Com isso possíveis problemas ou doenças podem ser prevenidas ou identificadas precocemente.

Outros sintomas

Além das dores, outros sinais também podem indicar que está na hora de procurar a ajuda do ortopedista. Entre os sintomas que necessitam de atenção estão: cansaço excessivo, formigamentos, rigidez matinal e/ou calor nas articulações, ou ainda inchaço.   

Como é a consulta?

Geralmente, os médicos ortopedistas analisam o paciente de forma sistêmica. Por isso, é comum que ao visitar o especialista pela primeira vez, o paciente seja questionado sobre sua rotina como: estilo de vida,  hábitos alimentares, qualidade do sono e prática de atividades físicas.

Diagnóstico

Posteriormente, ele indicará a realização de exames de sangue e de imagem para identificar possíveis lesões, traumas e as causas de dores e desconfortos. Em caso de lesões ou fraturas, o médico ainda fará o exame clínico, para observar dores e alterações.

Com todas essas etapas feitas, o ortopedista conseguirá realizar um diagnóstico mais específico do problema e assim iniciar o tratamento que poderá ser por meio de medicamentos, fisioterapia ou cirurgia.



Sobre o Dr Evandro Marcelino
Ortopedista especializado em cirurgia do joelho em Criciúma
Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Siga no Instagram

Curta no Facebook

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Sociaty of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).