Prótese total do joelho: entenda sobre a cirurgia e quando é indicada

A cirurgia de prótese total do joelho é indicada para pacientes com estágio avançado de artrose e que não obtiveram melhora com o tratamento convencional (uso de medicamentos e realização de exercícios). Algumas das doenças que comprometem a cartilagem e podem levar a substituição por prótese são: osteoartrose, artrite reumatóide ou tumor. 

Os sinais mais comuns de que a articulação está comprometida e necessita de intervenção cirúrgica são: dor, deformidade e inchaço que permanecem por longos períodos. Com o passar do tempo, o desgaste e os sintomas comprometem a mobilidade do paciente a tal ponto que ele passa a ter muita dificuldade para realizar tarefas simples do cotidiano.

O público que, de modo geral, costuma apresentar as condições necessárias para a realização da cirurgia são mulheres acima dos 60 anos e homens com mais de 70 anos. 


Como é o procedimento de colocação de prótese de joelho

O procedimento para a colocação de um prótese total de joelho é chamada de artroplastia. Ela consiste na na substituição da parte afetada por uma prótese composta por três peças: uma que se encaixa a tíbia, outra ao fêmur e uma espécie de placa de polipropileno que serve como um amortecedor entre as duas partes. 

As peças que se fixam aos ossos são feitas de metais, geralmente cromo e titânio. Já o plástico geralmente utilizado é o polietileno, por ser durável e resistente ao desgaste. Os materiais utilizados são  moldadas de acordo com a articulação, permitindo que o paciente recupere os movimentos e as funções do joelho,  assim como a articulação era quando saudável. A fixação da prótese dentro do osso pode ser feita com cimento de osso plástico ou por encaixe ao osso. 

Pós operatório e recuperação da cirurgia de prótese de joelho

Após a cirurgia, o paciente deverá permanecer internado de 3 a 4 dias para que inicie o processo de recuperação ainda no hospital. Ele será conduzido para atividades de reabilitação do joelho já no dia posterior ao procedimento, realizando mobilização ativa e levantando com o apoio de muletas canadianas. 

A fisioterapia também é iniciada no primeiro dia após a artroplastia, ainda durante o período de internação. Os exercícios orientados pelo fisioterapeuta deverão continuar sendo realizados pelo paciente em casa. 

No dia da alta hospitalar, a maioria dos operados já conseguem andar com auxílio de muletas ou andador e ir para casa sentado no banco do carona com a perna operada esticada.

O tempo de recuperação depende de cada paciente, mas geralmente leva entre três e seis semanas. Geralmente, entre o 7º ao 10º dia após a cirurgia, o paciente deve conseguir dobrar o joelho até 90º. 

Cuidados após a cirurgia de prótese de joelho

Alguns cuidados recomendados após a cirurgia são, principalmente nas primeiras semanas são:

– Manter a perna operada elevada;

– Não colocar almofadas embaixo do joelho operado;

– Seguir realizando os exercícios de fisioterapia aprendidos no hospital;

– Vigiar o peso e alertar para a sua implicação na preservação da artroplastia;

– Evitar carregar pesos;

– Não usar saltos altos;

– Evitar atividades de risco de quedas.

Benefícios da cirurgia de prótese de joelho

O principal benefício da cirurgia de prótese de joelho é em relação à qualidade de vida. Pouco tempo após o procedimento, o paciente já consegue realizar movimentos e atividades que antes eram limitados e causavam muitas dores. 



Sobre o Dr Evandro Marcelino


Ortopedista especializado em cirurgia do joelho em Criciúma
Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem cirurgia de prótese de joelho, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Siga no Instagram

Curta no Facebook

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Sociaty of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).