Prótese de joelho: entenda quando é indicada e quais os benefícios da artroplastia

Composto por um conjunto de estruturas, envolvendo ossos, músculos, tendões e cartilagem, o joelho é parte importante da engrenagem do corpo humano e seu bom funcionamento influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas. Dores nessa região costumam afetar o dia a dia das pessoas, prejudicando tarefas simples como andar, agachar e dirigir.

Devido ao desgaste causado pelo envelhecimento ou por problemas de saúde específicos, essa estrutura pode apresentar problemas. Artrose, artrite reumatóide e tumores são algumas das doenças que podem provocar o desgaste. Em alguns casos, a dor sentida pelo  paciente chega a ser incapacitante e há redução da capacidade de movimentar a região.

Prótese de joelho: quando é indicada?


Quando outros métodos e tratamentos, como medicamentos e fisioterapia, não atingem um resultado satisfatório, a cirurgia de artroplastia pode ser uma opção. A avaliação deve ser feita junto a um profissional especialista, com base no relato dos sintomas do paciente e em resultados de exames, que ajudam a investigar melhor o quadro.

No procedimento de artroplastia, a articulação que apresenta problemas é substituída por uma prótese, feita de componentes metálicos e plásticos. Por meio dessa cirurgia, é possível restabelecer o alinhamento da articulação e corrigir deformidades ósseas, devolvendo estabilidade e mobilidade ao joelho.

A partir do procedimento, pacientes em geral sentem melhora do quadro de dor e percebem a recuperação de movimentos básicos, como andar, sentar e subir e descer escadas, que passam a ser realizados de forma mais confortável.

Depois da cirurgia, durante a recuperação, o médico pode indicar o uso de medicamentos e sessões de fisioterapia para adaptação e fortalecimento da região.

Vale destacar a importância de procurar orientação junto a profissionais adequados para análise do quadro. Quanto mais cedo um problema de saúde for corretamente diagnosticado e tratado, mais satisfatória tende a ser a recuperação.

Sobre o Dr Evandro Marcelino

Ortopedista especializado em cirurgia do joelho em Criciúma
Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Siga no Instagram

Curta no Facebook

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Sociaty of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).