Mitos e verdades sobre artrose no joelho

artrose no joelho

A artrose no joelho é uma das doenças crônicas mais frequentes da atualidade. Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), esta doença afeta 10 milhões de pessoas no país.

Também chamada de osteoartrite, a artrose afeta as articulações causando a degeneração e a inflamação no joelho. Pode danificar ainda componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial.

Alguns sintomas da artrose no joelho incluem dor na área, rigidez ao se levantar da cama de manhã, estalos e inchaço. Abaixo confira alguns mitos e verdades sobre a doença.


FALSO: A incidência de artrose do joelho em homens e mulheres é igual

A incidência da doença é maior entre as mulheres. Além disso, atinge geralmente pessoas com mais de 65 anos.


VERDADE: A artrose do joelho é uma doença sem cura conhecida

Embora ainda não tenha cura, os sintomas da artrose podem ser amenizados com os tratamentos disponíveis.


FALSO: Todo caso de artrose é cirúrgico

Além do tratamento cirúrgico, conhecido artroplastia, existem as opções mais conservadoras com medicamento e prescrição de fisioterapia. Também é possível  utilizar a técnica de infiltração. A injeção de ácido hialurônico no joelho, conhecida como viscossuplementação, pode oferecer alívio da dor, fornecendo amortecimento nesta articulação.


FALSO: Pessoas idosas que sofrem com artrose irão ficar incapacitadas em algum momento

Com o diagnóstico precoce e o tratamento correto, é possível controlar os sintomas e reduzir a progressão da doença. Isso possibilita ao paciente manter uma boa qualidade de vida e permite inclusive a realização de exercícios físicos.


VERDADE: O excesso de peso aumenta os sintomas da artrose do joelho

O sobrepeso pode causar uma sobrecarga nos joelhos e contribuir para a piora do quadro. Por isso, manter um peso adequado é fundamental para quem tem artrose.

Em caso de dores ou desconfortos no joelho, não hesite em procurar um ortopedista especializado nesta área. O diagnóstico precoce e a prescrição de um tratamento eficaz podem auxiliar na recuperação e garantir uma reabilitação segura.

Sobre o Dr Evandro Marcelino


Ortopedista especializado em cirurgia do joelho em
Criciúma
Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Siga no Instagram

Curta no Facebook

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Sociaty of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).