Mitos e verdades sobre cirurgia de prótese do joelho

Mitos e verdades sobre artroplastia do joelho

A cirurgia de prótese de joelho ou artroplastia do joelho tem se tornado cada vez mais popular. Este procedimento consiste na colocação de uma prótese na articulação com o objetivo de corrigir qualquer grau de destruição articular, deformação ou perda da mobilidade do joelho.

A artroplastia do joelho ainda é uma cirurgia com muitas dúvidas e mitos. Confira abaixo alguns mitos e verdades sobre este procedimento.

MITO – A cirurgia de prótese de joelho é indicada apenas para pessoas com mais de 60 anos.

Não há uma idade exata para esta indicação. Embora seja mais frequente em pessoas com mais de 60 anos, algumas patologias podem se apresentar precocemente, exigindo que o procedimento seja realizado em pessoas mais jovens. Tudo varia conforme o diagnóstico e a indicação médica.

VERDADE – Existem dois tipos de artroplastia (prótese) de joelho.

Os dois tipos são: a artroplastia total e a unicompartimental (parcial). Na artroplastia total do joelho toda a superfície articular é trocada. Já no segundo caso, apenas o lado afetado da articulação é substituído. Clique aqui e saiba quando a artroplastia total do joelho é indicada. 

MITO – Quem coloca prótese de joelho não poderá mais realizar atividades físicas

Este é um mito antigo. Pacientes que realizaram artroplastia podem sim realizar esportes, desde que sejam de baixo impacto. As atividades mais recomendadas são ciclismo, trekking, tênis de dupla, natação, musculação e caminhada.

VERDADE – A prótese de joelho tem validade.

Devido aos avanços da medicina, a prótese do joelho dura, em média, de 15 a 20 anos. Esta validade, entretanto, pode variar conforme a qualidade da prótese e os hábitos do paciente. 

VERDADE – A artroplastia de joelho pode melhorar a qualidade de vida do paciente.

Este é o principal benefício para os pacientes, pois ao final do período pós-operatório já é possível sentir a redução das dores e da limitação dos movimentos. Assim, há maior autonomia na mobilidade, permitindo a realização de atividades que até então não eram possíveis.

Importante

A cirurgia de prótese do joelho é muito utilizada em casos de artrose. É um procedimento complexo e envolve a substituição da articulação, por isso deve ser realizada por um profissional qualificado e de confiança. Procure médicos ortopedistas com experiência e habilitação para este tipo de cirurgia.

Sobre o Dr Evandro Marcelino

Ortopedista especializado em cirurgia do joelho em Criciúma. Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Siga no Instagram

Curta no Facebook

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Sociaty of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).