3 causas comuns para lesões no joelho

lesões no joelho

Manter uma rotina de atividades físicas, deixando de lado o sedentarismo, é um dos hábitos mais benéficos que podemos adotar para melhorar nossa saúde. Além de manter o corpo em atividade e ajudar no controle do peso, a realização de exercícios físicos também nos motiva a adotar uma alimentação mais equilibrada e ajuda no combate ao estresse e ansiedade.

No entanto, é preciso lembrar que alguns cuidados precisam ser tomados. Abaixo eu listo três causas comuns para que ocorram lesões no joelho.

Excesso de peso

Quando estamos com sobrepeso ou obesidade, nossos joelhos sofrem. A gordura em excesso no organismo pode agredir e destruir a cartilagem das nossas articulações e o joelho é a região que recebe toda a carga. A obesidade também é responsável por aumentar o risco de artrose, principal causa de cirurgias na articulação.

Atividade física sem acompanhamento

Ao fazer as atividades físicas sem acompanhamento de um profissional ou realizando os movimentos de forma errada, estamos comprometendo o bom funcionamento do nosso corpo. Nesse caso, em vez de estar ajudando na manutenção da nossa saúde, estamos criando mais problemas, como lesões, traumas e tendinites.

Exagero nos treinos

Entre as condutas que podem prejudicar e comprometer a saúde do joelho estão, por exemplo, praticar exercícios de maneira exagerada, sem o devido tempo para descanso do corpo.

Nesse sentido, vale lembrar que antes de iniciar uma rotina de atividades físicas o ideal é procurar um médico para fazer uma avaliação geral. Depois disso, é importante procurar um educador físico capacitado que irá planejar quais exercícios são mais indicados para você, montando uma grade de repetições adequadas e fazendo o acompanhamento das sessões.

Vale destacar também a importância de procurar atendimento o mais breve possível, caso você observe sintomas, como dor e desconforto. Ao diagnosticar e tratar problemas de saúde assim que eles aparecem, há maior chance de obter uma recuperação satisfatória.

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro Marcelino é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atualmente atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.