Lesões no futebol: como prevenir

Futebol, o esporte mais amado dos brasileiros em todos os aspectos. Além de movimentar milhares de torcedores em estádios e em frente à televisão, também mobiliza jogos entre amigos em diversas modalidades. Quem não tem aquele amigo que convida para uma partida no final de semana? Mas, por ser um esporte de impacto, sua prática deve ter alguns cuidados para evitar futuros problemas. As lesões em jogos de futebol não são exclusivas a jogadores profissionais: os atletas de final de semana também precisam ficar atentos. Confira abaixo algumas dicas:

Consulte um médico

Se você não realiza outras atividades físicas, sendo o chamado “atleta de final de semana”, uma avaliação médica é recomendada. O cardiologista poderá avaliar o seu sistema cardiorrespiratório e o ortopedista o seu sistema ortopédico, proporcionando maior segurança para a sua saúde.

Preparo físico

Outra dica importante para quem não pratica outro esporte além das “peladas” semanais. Fortalecer a musculatura é importante para melhorar o condicionamento físico e para evitar lesões e sobrecarga nos membros inferiores.

Aquecimento é importante 

Os minutos antes do jogo são perfeitos para realizar os aquecimentos. Esta prática eleva a temperatura do corpo e prepara os músculos para o esforço que você irá fazer.

Alongamento sempre

Essencial em qualquer atividade física, não seria diferente no futebol. O alongamento previne diversos tipos de dores e de lesões. Não esqueça de focar nos membros inferiores durante esta etapa.

Respeite os limites

Parece óbvio, mas a empolgação da partida às vezes nos distrai. Se você está cansado, por exemplo, evite jogar para não sobrecarregar seu corpo. Isso pode causar danos à sua saúde.

Alimentação e hidratação

Embora algumas partidas sejam acompanhadas de uma cerveja, é essencial uma boa hidratação antes, durante e após a partida. A alimentação também irá influenciar na sua saúde: é necessário uma refeição que proporcione energia sem sobrecarregar demais seu organismo.

Me lesionei. E agora?

Contusões, rompimentos de ligamento e fraturas são algumas das principais lesões que ocorrem durante as partidas de futebol. Os membros inferiores são os mais afetados, como o joelho, a coxa, canela e pé. Caso você sofra algumas destas lesões, pare de jogar imediatamente. Aplique gelo no local e procure um médico ortopedista para avaliar a gravidade da sua lesão. Lembre-se quanto antes for identificado o problema, mais fácil poderá ser a sua recuperação. 

 

Sobre o Dr Evandro Marcelino

Ortopedista especializado em cirurgia do joelho em Criciúma
Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Siga no Instagram

Curta no Facebook

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Sociaty of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).