Lesões em tenistas: conheça e previna

Lesões em tenistas

O tênis é um esporte que cada vez ganha mais adeptos. Além de ser um jogo interessante, traz muitos benefícios à saúde: por trabalhar diversos músculos, trata-se de uma atividade que queima bastante calorias e desenvolve o condicionamento físico. Como qualquer outro esporte, o tênis também pode causar lesões. Nas quadras, a carga exigida do corpo em um único movimento muitas vezes pode acabar sobrecarregando a musculatura, os ligamentos e as articulações. Entenda melhor sobre estas lesões e saiba como preveni-las.


Lesões mais comuns em tenistas

As lesões em tenistas costumam acontecer principalmente em membros inferiores, seguido por membros superiores e o tronco. Algumas das lesões mais comuns que acontecem nas quadras de tênis acometem as seguintes áreas:

– Cotovelo: a Epicondilite Lateral, também conhecida como Cotovelo de Tenista, é resultado de uma degeneração dos tendões extensores dos músculos do antebraço. Ocorre devido aos movimentos repetitivos com sobrecarga excessiva.

– Ombro: a Síndrome do impacto do ombro é uma inflamação do tendão do supraespinal e do bíceps dentro do espaço subacromial. Acontece devido ao esforço realizado em movimentos repetidos, como nos saques, onde é é necessário aplicar muita força nos ombros.

– Lombar: a lombalgia é comum em atletas ativos por causa da sobrecarga que a coluna recebe, principalmente nos saques.

– Joelho: Por ser uma articulação complexa, com diversos ligamentos e estruturas, o joelho recebe muita carga e força do corpo durante os esportes. Algumas condições que podem ocorrer durante a prática de tênis é a lesão no ligamento colateral lateral (LCL), lesão do ligamento cruzado anterior e lesão de meniscos. Outra lesão comum é a dor patelofemoral (também conhecida como síndrome da dor patelofemoral).


Lesões em tenistas: dicas de prevenção

– Faça aquecimentos antes dos treinos e jogos.

– Alongue toda a musculatura após os treinos.

– Condicione o seu corpo com exercícios de fortalecimento.

– O alongamento ajuda a manter o equilíbrio muscular. Dê atenção a estes exercícios.

– Tenha o acompanhamento técnico profissional durante os jogos.

– Invista em um bom tênis, com amortecimento e equipamentos adequados conforme o seu peso e força.

– Evite excessos e respeite seu corpo. Lembre-se que a pausa e o descanso são parte do treinamento. 

– Tenha um sono de qualidade e alimente-se de forma equilibrada. Não deixe a hidratação de lado.

Sobre o Dr Evandro Marcelino

Ortopedista especializado em cirurgia do joelho em Criciúma. Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.

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Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Sociaty of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).