Lesões em ciclistas: cuide do seu joelho ao pedalar

Lesões em ciclistas

Andar de bicicleta é uma ótima opção para quem deseja exercitar o corpo. Além de ser um meio de locomoção, melhora a resistência muscular, ajuda na queima de calorias e aumenta o fôlego. Entretanto, é necessário cuidados para prevenir lesões em ciclistas.

Existem os que preferem pedalar como lazer, enquanto outras pessoas participam de competições no ciclismo de estrada, mountain bike ou BMX (bicicross). Independente do tipo de modalidade, o uso da bicicleta exigirá algumas medidas de proteção. Confira abaixo algumas dicas.

Preparo

Parece ser simples, mas não é recomendado pegar sua bicicleta e sair pedalando longas distâncias. Antes de iniciar qualquer atividade física, é necessário um preparo. Uma avaliação médica pode ser recomendada se há o desejo de, futuramente, percorrer distâncias grandes ou participar de competições, por exemplo. Além disso, o alongamento é indispensável e deve abranger os músculos das pernas, os glúteos, a zona lombar e o pescoço. 

Lesões em ciclistas

O joelho é, sem dúvida, a articulação do corpo mais exigida durante o pedal. Algumas das lesões mais comuns causadas no joelho durante a prática de ciclismo são a condromalácia ou condropatia patelar, tendinite patelar e  síndrome de fricção da banda iliotibial

Principais causas de lesões em ciclistas

Muitas vezes a dor no joelho pode surgir devido ao esforço repetitivo ao flexionar esta articulação. Ela pode estar relacionada ao mau posicionamento da bicicleta, um selim muito baixo ou o ato de pedalar com os joelhos muito para dentro ou para fora.

Previna-se:

  • Cuidado com o excesso ao pedalar. Percorrer longas distâncias pode ser arriscado, principalmente quando não há um preparo correto.
  •  Atenção para a altura do banco da bicicleta. Seus joelhos não devem ficar muito flexionados nem muito estendidos.Utilize calçados adequados para o tipo de exercício.
  • Lembre-se dos equipamentos de proteção.
  • Faça treinos para fortalecer os músculos da coxa e da panturrilha.
  • Nunca esqueça do alongamento.

Fique atento: qualquer dor antes ou depois de pedalar por indicar a presença de alguma lesão. Caso esteja com dor, suspenda o uso da bicicleta por alguns dias, tente repousar e procure um médico ortopedista para avaliar o seu quadro.

Sobre o Dr Evandro Marcelino

Ortopedista especializado em cirurgia do joelho em Criciúma
Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.


		
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Siga no Instagram

Curta no Facebook

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Sociaty of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).