Lesões de joelho: conheça 5 tipos mais comuns

Além da artrose, as lesões de joelho também causam dores e desconforto nesta região, não somente em atletas, como também em pacientes que não praticam atividades físicas. Por ser uma articulação muito complexa e que recebe muita pressão, o joelho está suscetível a vários tipos de lesões, decorrentes de traumas ou desgastes de uma ou mais estruturas.

Alguns tipos de lesões de joelho são mais comuns do que outras, conheça cinco deles:

Lesão do ligamento cruzado anterior

O ligamento cruzado anterior atravessa longitudinalmente o centro do joelho e tem como função impedir que a tíbia se desloque para frente do fêmur e promover estabilidade rotacional à articulação.

A lesão de ligamento cruzado anterior é uma das mais comuns no futebol, geralmente provocada por torções de joelho – o que são muito frequentes nesse tipo de esporte. Neste tipo de lesão pode haver o estiramento ou rompimento (total ou parcial) do ligamento cruzado anterior. 

De formal geral, o problema causa dor aguda e intensa no joelho, além de inchaço e incapacidade de se movimentar, e na maioria dos casos é necessária uma intervenção cirúrgica. Você pode saber mais sobre esta lesão clicando aqui.

Lesão do ligamento cruzado posterior

Embora mais raros do que as lesões do ligamento cruzado anterior, os estiramentos e rompimentos do ligamento cruzado posterior também estão entre os traumatismos de joelho mais comuns

O problema geralmente está associado a traumas de alta energia, como acidentes ciclísticos, motociclísticos, queda de altura com contusão direta do joelho ou até mesmo de entorses decorrentes de esportes de contato como lutas, rúgbi e futebol americano.

Como o ligamento cruzado posterior fica na parte de trás do joelho, e também atrás do ligamento cruzado anterior, é comum que ele seja lesionado junto com esse outro ligamento, quando o joelho é forçado a esticar ou é hiperestendido. 

A principal função do ligamento cruzado posterior é servir como estabilizador primário do joelho, controlando o quanto a tíbia se move pra trás em relação ao fêmur. Por isso quando essa estrutura sofre uma lesão é normal que o paciente tenha a sensação falseio e insegurança, como se o joelho estivesse deslizando. Você pode saber mais sobre esta lesão clicando aqui.

Condromalácia patelar

A condromalácia patelar é um tipo de traumatismo de joelho decorrente do desgaste da cartilagem que reveste a patela, mais especificamente um amolecimento desta estrutura. Além dos traumas na região, essa lesão de joelho também pode ser provocada por luxação ou instabilidade da patela, ou ainda ser decorrente de patologias como artrite reumatoide, sinovites ou ainda artrose de joelho. Clique aqui e saiba mais sobre esta lesão.

Tendinite patelar

Popularmente conhecida como “joelho de saltador”, a tendinite patelar também está entre as principais lesões de joelho e pode acometer pacientes de todas as faixas etárias. O problema se caracteriza pela inflamação do tendão da patela do joelho, o que provoca intensa dor na região, especialmente ao caminhar ou fazer exercício físico.

Esse tipo de lesão de joelho está associado a pacientes que utilizam de forma excessiva os músculos extensores (parte posterior da coxa) para saltar e correr, por isso o nome popular “joelho de saltador”. 

Lesão do menisco

Além dos ligamentos e dos tendões, os meniscos, por servirem como amortecedores também estão entre as estruturas do joelho mais vulneráveis a traumas. A lesão de menisco pode ocorrer com o impacto ou por pancada diretamente no joelho ou na perna – o que acontece em diversos esportes como futebol, basquete ou tênis.

Atitudes cotidianas como virar muito rápido o corpo sobre uma perna, fazer agachamentos muito fundos ou levantar muito peso utilizando as pernas também podem contribuir para o surgimento da lesão de menisco. Além disso, esse tipo de lesão de joelho também está relacionada ao excesso de peso e doenças articulares como artrite e artrose.  Saiba mais sobre lesão de menisco clicando aqui.


Sobre o Dr Evandro Marcelino


Ortopedista especializado em cirurgia do joelho em Criciúma
Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Siga no Instagram

Curta no Facebook

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Sociaty of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).