Lesão de menisco: o que você precisa saber

lesao de menisco

A lesão de menisco é muito frequente em atletas. Muito importantes para o joelho, os meniscos servem como amortecedores desta articulação. Por exercerem este papel de recebimento de impacto, acabam sendo estruturas vulneráveis a traumas.

O que serão meniscos?

Os meniscos são cartilagens fibrosas presentes na articulação tíbiofemoral (região do joelho), entre o fêmur e a tíbia. Cada pessoa possui dois meniscos em cada articulação do joelho, o medial (interno) e o lateral (externo). Quando estamos de pé ou fazendo qualquer movimento que aplique carga sobre o joelho, estamos comprimindo o menisco, que absorve parte do impacto.

Causas da lesão de menisco

A lesão de menisco geralmente ocorre devido ao impacto ou por pancada diretamente no joelho ou na perna – o que acontece em diversos esportes de contato. Algumas outras ações podem contribuir para o surgimento da lesão, como virar muito rápido o corpo sobre a perna, fazer agachamentos de forma incorreta ou levantar peso excessivo nas pernas.

A doença também está relacionada ao excesso de peso e doenças articulares como artrite e artrose.

Sintomas da lesão de menisco

O principal sintoma desta lesão é a dor no joelho ao caminhar, subir e descer escadas. A dor é localizada na parte da frente do joelho, podendo atingir a parte mais lateral se a lesão for de menisco lateral ou na parte mais interior do joelho se for uma lesão do menisco medial.

Tratamento

O tratamento pode ser realizado com fisioterapia e cirurgia. Em muitos casos, indica-se a realização da artroscopia, um procedimento cirúrgico não invasivo e com grande eficácia. O artroscópio é um aparelho com uma câmera acoplada que faz conexão com um monitor de TV para visualização do menisco. Ele é inserido na região lesionada através de uma pequena incisão. Outro pequeno corte também é feito para reparar a lesão. Por ser uma cirurgia sem grandes cortes, a artroscopia geralmente é menos dolorosa e permite uma recuperação mais rápida quando comparada com uma cirurgia tradicional no joelho.

Uma vez lesionado, o menisco pode causar muita dor e trazer sérios problemas de mobilidade. Por isso, ao sentir os sintomas, procure um médico especializado em cirurgia de joelho para que o diagnóstico ocorra com brevidade e os sintomas possam ser reduzidos.

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atualmente atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.