Lesão da cartilagem do joelho: como identificar e tratar o problema

Com a função de amenizar o impacto entre os ossos, a cartilagem é um tecido fibroelástico que reveste as articulações e é encontrado em várias partes do corpo, agindo como um amortecedor. Ela é formada basicamente por água, colágeno e células específicas.

O problema é que, devido a diversos fatores, a cartilagem pode acabar desgastada. Entre esses fatores, aparecem o avanço da idade, a realização de movimentos repetidos e de impacto de forma incorreta, traumas na região, sedentarismo, excesso de peso e até aspectos genéticos.

Como praticamente não tem poder de regeneração ou cicatrização, na maior parte dos casos de lesões, a cartilagem não cicatriza, o que acaba se tornando um desafio para os médicos. Em alguns casos, um tecido se forma no local, com características diferentes da cartilagem normal, fazendo a mesmo função por um período indeterminado.

Na região do joelho, a cartilagem que o reveste permite a mobilidade necessária para o bom funcionamento da estrutura. Nesse local, um dos problemas mais comuns desse tipo é a condromalácia patelar, que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem do osso da patela, que fica na frente do joelho. Essa condição costuma atingir mais as mulheres.

Para identificar possíveis lesões na cartilagem, é preciso ficar atento a alguns sintomas comuns. Em geral, nesses casos, pacientes relatam dor e desconforto, inchaço, rigidez e perda na capacidade de movimentar a região.

Para sanar o problema, cada caso deve ser avaliado individualmente, junto de um médico adequado, que pode solicitar exames específicos e analisar as características dos sintomas relatados por cada paciente. Com base nessas informações, é possível pensar o tratamento mais apropriado. Aspectos como o tipo, o nível de gravidade e o local da lesão são levados em conta para a escolha. O tratamento pode ser feito por meio de medicamentos e sessões de fisioterapia ou do procedimento cirúrgico.

 

Sobre o Dr Evandro Marcelino

Ortopedista especializado em cirurgia do joelho em Criciúma
Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Siga no Instagram

Curta no Facebook

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Sociaty of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).