Evite lesões no crossfit

Evite lesões no crossfit

Cada vez mais popular no Brasil, o crossfit é uma uma metodologia de treinamento que une levantamento de peso olímpico, ginástica, atletismo e outras modalidades em atividades de alta intensidade. O conjunto de exercícios interligados ao mesmo treino inclui atividades de alta intensidade realizados em repetições rápidas e sucessivas.

Benefícios do crossfit

O crossfit tem o objetivo de melhorar a capacidade cardiorrespiratória, o condicionamento físico e a resistência muscular. É uma atividade que promove o ganho de massa muscular, de força, resistência e definição. 

Lesões no crossfit

Um estudo realizado pelo Journal of Strenght and Conditioning Research apresentou alguns dados sobre o número de lesões nesta modalidade. Segundo a publicação, cerca de 73% dos praticantes já sofreram algum tipo de lesão durante o treinamento e em 7% dessas lesões foi necessário intervenção cirúrgica.

Assim como acontecem em outros esportes, o principal motivo de lesões no crossfit é o aumento agressivo na quantidade e na intensidade dos treinos. O exagero e a falta de atenção com alguns cuidados básicos fazem com que algumas lesões ocorram. O agachamento, quando realizado de forma errada e excessiva, por exemplo, pode causar lesões no joelho.

Como prevenir lesões no crossfit

– Acompanhamento profissional: Num esporte de alta intensidade como este, um profissional experiente é essencial para orientar seus exercícios e garantir um treino seguro.

– Faça os exercícios no seu tempo: A pressa ao realizar alguns exercícios pode fazer com que a postura não seja respeitada. Dedique o tempo correto e siga as instruções.

– Atenção aos exercícios de agachamento: Estes exercícios exigem muito do joelho, uma articulação muito importante para a locomoção. Tenha cuidado para não realizar agachamentos muito “fundos” e modere a quantidade.

– Progresso aos poucos: Um treino de alta intensidade sem o devido preparo é uma chance maior de lesão. Um aluno iniciante deve realizar seus treinos de forma gradual, com aumento de intensidade supervisionado.

– Descansar é preciso: Seu corpo precisa de uma pausa após vários dias de treinos intensos.

– Respeite os limites do seu corpo: Se você está sentindo muita dor ao realizar um exercício, informe o seu instrutor.

– Não subestime a importância dos alongamentos: Jamais pule esta etapa para acelerar o processo.

Em caso de dor persistente, procure um médico ortopedista com brevidade.

Sobre o Dr Evandro Marcelino

Ortopedista especializado em cirurgia do joelho em Criciúma
Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.

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Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Sociaty of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).