É possível prevenir a artrose?

artrose

Doença que causa a degeneração das articulações, a artrose se caracteriza por causar dores e desconforto nos pacientes. Essa condição afeta normalmente as regiões da coluna, mãos e ombro, nem como as articulações que sustentam o peso do corpo como as do joelho e do quadril.

Sintomas da artrose

A artrose é mais comum em pessoas com mais de 50 anos, mas pode atingir indivíduos de qualquer idade. Alguns fatores favorecem o surgimento da doença, como:

• Fator genético;
  • Excesso de peso;
  • Esportes e exercícios que sobrecarregam as articulações;
  • Repetição significativa de determinados movimentos;
  • Desgaste natural das articulações causados pelo envelhecimento.

Vale destacar que a artrose não tem cura, mas isso não impede que os efeitos do problema sejam amenizados, melhorando a qualidade de vida do paciente. O tratamento pode envolver uso de medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios. Além disso, exercícios específicos e sessões de fisioterapia também podem ser recomendados. Nos casos mais graves, o profissional de saúde pode indicar a colocação de uma prótese articular. Quando a artrose afeta o joelho, por exemplo, uma das opções para tratar o problema é a artroplastia (cirurgia de prótese de joelho).

Há ainda uma outra forma de tratar a artrose: prevenindo-a. Já que diversos fatores podem resultar no surgimento da doença, parece uma boa opção optar por adotar hábitos que ajudam na prevenção do problema, certo?

Entre os cuidados, deve-se evitar fazer exercícios repetitivos sem acompanhamento físico e observar se você está levantando peso em excesso. Manter uma boa postura e não extrapolar o peso ideal também são boas dicas. Além disso, aderir a um estilo de vida mais saudável, com a prática frequente de exercícios físicos, também pode ajudar.

Os intomas incluem, além da dor na região que ocorre a artrose, rigidez, inchaço, desconforto e redução da capacidade de movimentação. Em casos mais graves, a doença também pode causar deformações na área.

Por isso, ao observar os sinais, procure um médico ortopedista. É ele que deve fazer a avaliação do problema, analisando os sintomas relatados e utilizando também exames para aprimorar o diagnóstico.

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.