Dor no joelho: conheça as principais causas e tipos de tratamento

O joelho é considerada a maior articulação do corpo humano e uma das mais complexas também. É formado por cartilagens, ligamentos e ossos, e por ser submetido diariamente a uma grande carga, está frequentemente suscetível a lesões e outros problemas que causam dores nesta região.

A dor é o primeiro sinal de que o funcionamento do joelho está tendo suas funções prejudicadas.. Embora o desconforto seja uma das principais queixas de pessoas mais idosas, ninguém está livre de começar a senti-lo ainda quando jovem.

Variações das dores no joelho

De modo geral, a parte frontal do joelho costuma ser a região mais afetada pelas dores. Mas também há doenças que acometem de forma mais pontual a parte posterior ou lateral da articulação

A intensidade da dor também varia dependendo da causa do problema, podendo ocorrer constantemente ou atacar apenas em determinados momentos. Muitas patologias de joelho costumam provocar dores ao final do dia, após esforços repetitivos ou ainda depois de muito tempo na mesma posição.

Outros sintomas que costumam estar associados ao desconforto são: inchaço, calor, dificuldade de movimentação e febre baixa causada pela inflamação.

Principais causas

Por se tratar de uma estrutura muito complexa, há inúmeras causas para as dores no joelho. De modo geral, os fatores que geram o desconforto são lesões, desgastes e doenças degenerativas, entre eles os principais estão:

Lesões esportivas

Os pacientes que praticam atividades físicas, principalmente esportes de contato, são os que mais sofrem com esse problema no joelho decorrente de traumas. As lesões de ligamento e de meniscos estão entre as mais comuns, sendo responsáveis por 40% dos casos tratados no Centro de Cirurgia e Joelho do Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia do Ministério da Saúde.

A lesão do ligamento cruzado anterior, também chamada de “lesão do atleta”, é um dos tipos que mais afeta os esportistas. Esse tipo de trauma geralmente está associado a lesões meniscais, o que deixa o problema mais grave e causa dores muito agudas na parte frontal da articulação.

Como tratar: a maioria das lesões são resolvidas por meio de tratamento conservador (uso de analgésicos, repouso e fisioterapia). Mas dependendo do grau do problema, é necessária a intervenção cirúrgica.

Artrose

A artrose é uma doença degenerativa que se caracteriza pelo desgaste das cartilagens que recobrem os ossos. O problema acomete principalmente as mulheres com mais de 65 anos, mas também pode acometer pacientes com excesso de peso, que praticam exercícios que exigem impactos repetitivos. As próprias lesões no joelho também podem desencadear o problema.

No caso da artrose, a dor se acentua subir ou descer escadas e praticar esportes com impacto. Também pode ocorrer um processo inflamatório da articulação que leva à rigidez e perda da mobilidade com o passar do tempo.

Como tratar: as dores provocadas pela artrose de joelho podem ser minimizadas com o de uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios em conjunto com fisioterapia. Há também a opção de realização de infiltração com corticoides ou ácido hialurônico. Pacientes em estágio mais avançado da doença podem ser encaminhados para artroplastia (cirurgia de substituição da articulação por prótese). Para saber mais sobre artroplastia do joelho, clique aqui.

Tendinite

A tendinite no joelho se manifesta pela inflamação do tendão da patela, por isso também é conhecida como tendinite patelar ou joelho de saltador. Esse problema provoca dor intensa na região frontal do joelho, principalmente ao caminhar o fazer exercícios físicos.

Os pacientes que mais sofrem com o problema são aqueles que usam de forma excessiva os músculos extensores (parte posterior da coxa) para saltar e correr, como jogadores de futebol, tênis, basquete ou corredores. No entanto, a tendinite do joelho também pode acometer pacientes idosos devido ao desgaste progressivo da articulação.

Como tratar: a tendinite é tratada por meio de repouso e aplicação de gelo. Quando apenas essas medidas não são suficientes para aliviar as dores, o paciente é encaminhado para fisioterapia.

Procurando o médico

Como vimos, a dor no joelho pode ter diversas causas. Por isso, sempre que o desconforto persistir, principalmente durante a realização de atividades cotidianas, é necessário buscar ajuda de um médico ortopedista.