Distensão muscular: fique atento e saiba como se previna do problema

Responsável por causar dores e perda de força na região afetada, a distensão muscular ocorre quando um músculo ou tendão, que fica ligado ao osso, sofre uma sobrecarga e se estica demais, o que causa a ruptura de fibras musculares, do tendão como um todo ou de um músculo envolvido. O rompimento acaba gerando inflamação e até hematomas.

Apesar de ser mais comum em pessoas que praticam exercícios e esportes, o problema pode aparecer em qualquer pessoa. Ele pode ser causado de forma pontual, durante algum movimento específico que sobrecarregou a estrutura, ou aparecer devido a repetição de determinado movimento durante um período de tempo mais longo.

Entre os sintomas da distensão estão dor muscular, inchaço, hematomas na pele e perda de força e de capacidade de movimentar a região afetada.

O problema é classificado em três graus de lesão, que variam conforme a gravidade da distensão.

A análise do melhor tratamento deve ser feita por um profissional qualificado, que irá avaliar cada caso individualmente. O médico pode pedir exames, como os de imagem, para fornecer um diagnóstico mais preciso.

Na maior parte dos casos, o tratamento envolve medicação e repouso, e o próprio organismo se encarrega de reparar a distensão. Também podem ser recomendadas sessões de fisioterapia. São mais raros os casos em que o procedimento cirúrgico é indicado.

Vale destacar a importância de procurar orientação junto a profissionais adequados para análise do quadro. Quanto mais cedo um problema de saúde for corretamente diagnosticado e tratado, mais satisfatória tende a ser a recuperação.

Para prevenir o problema, é ideal buscar orientações junto a um profissional adequado quando for fazer atividades físicas ou praticar esportes. Lembre que os músculos devem ser alongados e fortalecidos, e que é preciso respeitar os limites e o progresso do seu corpo, evitando sobrecarregá-lo.

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.