Dia Mundial do Combate ao Fumo: cigarro e saúde dos ossos

Escolhido como o Dia Mundial do Combate ao Fumo, o 31 de maio foi pensado como uma ferramenta para conscientizar a população sobre os riscos do tabagismo no mundo. Responsável por muitas doenças e por causar dores a muitas famílias, por causa do vício, o fumo é também um dos grandes causadores de mortes ao redor do mundo.

O tabaco é causador de diferentes tipos de inflamação, e ele prejudica também os mecanismos de defesa do corpo. Assim, os fumantes estão mais propensos a desenvolverem complicações ao contraírem vírus, fungos e bactérias. Pessoas que têm o hábito de fumar também são alvos mais fáceis de problemas como pneumonias, tuberculose e sinusites.

Além disso, quem também sai prejudicada com o tabagismo é a nossa saúde óssea. O hábito de fumar faz com que componentes tóxicos, que afetam o funcionamento da formação do tecido ósseo, sejam liberados. Consequentemente, a pessoa começa a perder massa óssea. Além disso, há estudos que indicam que o cigarro faz com que células do sistema imune sofram alteração e se transformem em células que reabsorvem o osso.

Vale lembrar que esse problema pode afetar qualquer pessoa e não apenas os fumantes de mais idade.

Se você está tentando parar de fumar ou conhece alguém que esteja nesta fase, busque orientação junto a profissionais de saúde capacitados. Atualmente, com o avanço da ciência, há um número maior de técnicas e métodos à disposição dos que precisam de auxílio e apoio nesse momento.

Lembre-se que nunca é tarde para mudar um hábito negativo e estabelecer novas rotinas no seu dia a dia.

 

Sobre o Dr. Evandro Marcelino

Ortopedista especializado em cirurgia do joelho em Criciúma.
Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS). Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Siga no Instagram

Curta no Facebook

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Sociaty of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).