Cuidados ao voltar a praticar uma atividade física

Muitas pessoas permaneceram meses paradas por causa da pandemia do coronavírus. Se você optou por retomar as atividades de sua rotina, é importante manter alguns cuidados. É provável que nosso corpo precise de algum tempo para retomar o pique que foi interrompido em março, quando nos recolhemos em casa. Isso vale tanto para a rotina no trabalho quanto para a de atividades físicas.

Muitas pessoas que praticavam exercícios e esportes reduziram drasticamente sua carga de atividades. Ao retomar, é importante dar um passo para trás, repensar a intensidade das atividades e ir aumentando gradualmente suas metas.

Abaixo alguns pontos a serem considerados:

 

Procure um médico

É clichê, mas não deixa de ser verdade: nosso corpo e mente são o que temos de mais precioso, e precisamos ficar atentos ao sinais que eles nos mandam.

Antes de retomar a rotina de atividades físicas, é muito importante buscar orientações sobre como realizar os exercícios corretamente e qual o número de repetições adequado. Esse cuidado pode evitar que você se depare com surpresas desagradáveis no futuro, além de prevenir que seus treinos não sejam interrompidos por problemas que podem ser evitados.

Lembre que o acompanhamento, com periodicidade definida por você e seu médico de confiança, também é importante para a saúde.

 

Fique atento ao seu corpo

Sentiu dores ao voltar com as atividades? Ouve estalos quando faz determinado exercício? O desconforto depois das atividades parece não ir embora? Esses podem ser sintomas de que você está exagerando nas sessões ou que algo está fora de ordem. O corpo nos manda sinais e é preciso ouvi-los. Talvez seja hora de reduzir pesos ou número de repetições, para não sobrecarregar nenhuma parte do corpo.

Fique atento e lembre da importância de buscar orientações junto a um profissional adequado, que pode avaliar seu quadro, acompanhar seu desempenho e traçar metas junto com você.

 

Respeite seu tempo

Às vezes, por estarmos tão focados em bater uma meta que estabelecemos para nós mesmos, não percebemos nossos avanços e não contabilizamos o que já realizamos. É importante ter em mente que o fato de não conseguirmos completar a lista de tarefas ou exercícios que havíamos planejado no início do dia não significa que não demos nosso melhor. Com a rotina cada vez mais corrida, somos estimulados a traçar metas cada vez mais altas, mas é preciso lembrar de valorizar suas conquistas menores também. Assim como os exercícios, cobranças em excesso também nos sobrecarregam.

Lembre também que talvez não seja possível atingir seu objetivo (que pode ser adquirir preparo físico e ou ter um corpo definido) tendo apenas esses últimos meses do ano.

Mais importante do que atingir metas é respeitar seu tempo e adotar um estilo de vida saudável que seja sustentável a longo prazo e que faça bem para sua mente e corpo.

 

Sobre o Dr Evandro Marcelino

Ortopedista especializado em cirurgia do joelho em Criciúma
Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Siga no Instagram

Curta no Facebook

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Sociaty of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).