Corrida sem traumas – 5 dicas para evitar lesões

corrida sem traumas

A corrida está cada vez mais ganhando adeptos. É um esporte que simples de ser praticado e com inúmeros benefícios para a saúde cientificamente comprovados. Porém, correr pode se tornar um problema quando realizado sem os devidos preparos. Confira algumas dicas e evite lesões.

1) Comece aos poucos

Ninguém começa correndo 10km na primeira vez. Comece aos poucos com corridas curtas e aumente gradativamente. Monitore seu tempo e seus sinais vitais para a sua segurança. 

2) Alongamento

Realizar alongamento com regularidade ajuda na prevenção de lesões. Por isso, não subestime a importância deste item. O alongamento é essencial em diversos tipos de treinos, além de ser indicado também para aqueles que desejam se preparar para começar uma nova atividade física ou esporte.

3) Cuidado com os pés

Certifique-se de que seus tênis não estão desgastados e que você tem o modelo certo para o seu tipo de pisada e estilo de corrida.

4) Fortaleça seus músculos

Com a musculatura bem preparada você terá maior resistência, mais proteção nas articulações e redução do risco de lesões. Por isso, procure fortalecer seus músculos, principalmente nos membros inferiores. 

5) Respeite seus limites

Não exagere se sentir seu corpo cansado e, em caso de dores ou desconfortos fortes, pause seu treino. Respeite os limites do seu corpo e o tempo de descanso necessário entre os exercícios. 


Não esqueça também de sempre realizar exercícios físicos com o acompanhamento de um profissional especializado, como um educador físico. E, em caso de lesões, não hesite em procurar um médico ortopedista para avaliar sua possível lesão. O diagnóstico precoce proporciona uma recuperação com qualidade e segurança. 

Sobre o Dr Evandro Marcelino

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atualmente atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.


Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Siga no Instagram

Curta no Facebook

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Sociaty of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).