Conheça as lesões mais comuns do joelho

Local que comporta uma articulação importante do corpo humano, o joelho – e o seu bom funcionamento — é essencial para que possamos realizar tarefas simples do dia a dia, como andar, subir escadas, dirigir, agachar e correr.

Antes de listarmos as principais lesões que acometem essa região, vale ressaltar: manter acompanhamento médico e exames de rotina em dia favorecem a descoberta de problemas de saúde ainda na fase inicial, evitando que eles sejam diagnosticados quando já estão agravados. Por isso, lembre-se de manter atualizado o seu histórico de saúde junto a um médico de confiança.

Abaixo, entenda quais as lesões mais comuns que afetam o joelho:


Lesão de menisco

Os meniscos são cartilagens fibrosas localizadas no joelho. Suas principais funções são amortecer impactos e auxiliar no encaixe do fêmur com a tíbia, além de estabilizar o joelho. A lesão de menisco é muito frequente em atletas. Ela é geralmente causada por uma pancada ou impacto diretamente no joelho ou na perna. Realizar agachamentos de forma errada ou levantar peso excessivo também pode ocasionar a lesão.

Lesão de Ligamento do Cruzado Anterior

O ligamento cruzado anterior (ou LCA) é uma estrutura que fica dentro do joelho e conecta o fêmur (osso da coxa) a tíbia (osso da perna). Sua função é dar estabilidade ao joelho durante a rotação, garantindo a mobilidade. Essa lesão pode ocorrer durante a prática de esportes e atividades cotidianas, como quando a articulação do joelho sofre um movimento maior do que o que poderia suportar, gerando traumas.

Lesão da cartilagem do joelho

Assim como em demais partes do corpo, a cartilagem também faz parte da estrutura do joelho. A lesão na cartilagem pode ser causada por luxações, fraturas e torções, além de desalinhamentos nos membros inferiores.

Tendinopatia do tendão patelar

Esse problema afeta o tendão que liga o osso da perna (tíbia) e a patela. Em geral, ele é causado por sobrecarga na região e causa dor e desconforto na região abaixo da patela.


Importante

Ao sentir algum desconforto ou dor no joelho, procure um médico ortopedista. A escolha do profissional é um fator importante na hora de realizar o seu tratamento. Busque sempre referências e médicos habilitados para realizar cirurgias, bem como especialistas na região afetada. 

 

Sobre o Dr Evandro Marcelino

Ortopedista especializado em cirurgia do joelho em Criciúma
Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Siga no Instagram

Curta no Facebook

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Sociaty of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).