Como a artroplastia do joelho pode melhorar a sua qualidade de vida

Composto por ossos, músculos, tendões e cartilagem, o joelho é uma das partes mais importantes da engrenagem do corpo e é essencial para seu bom funcionamento.

É essa articulação que nos permite realizar tarefas simples do dia a dia, como andar, correr, agachar e dirigir. Quando problemas que afetam essa engrenagem surgem, nossa rotina pode acabar prejudicada. Além das possíveis dores e desconfortos que podem aparecer, a sensação de que o corpo não está respondendo às nossas expectativas pode causar insegurança.

Indicações e benefícios da cirurgia de prótese de joelho

Nesse sentido, a artroplastia (também conhecida como cirurgia de prótese de joelho) é uma alternativa para pacientes que não encontraram solução satisfatória em outros métodos. Esse procedimento é indicado para pacientes que necessitem corrigir deformidades na região ou que têm a articulação comprometida.

Por meio da cirurgia e de uma recuperação satisfatória, a autoestima e a confiança do paciente podem ser restabelecidas, o que impacta de forma significativa na qualidade de vida dessa pessoa. Realizar tarefas sem sentir dores e desconfortos nos deixa mais seguros para encarar os desafios que enfrentamos ao longo do dia, e muitas vezes só percebemos isso quando o problema de saúde aparece.

Para saber se esse método é indicado para você, o ideal é procurar um profissional capacitado para diagnosticar corretamente o problema, e analisar o melhor tratamento para o seu caso.


Cuidados após a cirurgia de prótese de joelho

Vale destacar que, após a cirurgia de prótese do joelho, alguns cuidados precisam ser tomados, como o repouso e a realização de sessões de fisioterapia, no intuito de garantir uma recuperação mais satisfatória e eficaz. Normalmente, o tempo de internação após a cirurgia é de 3 a 4 dias e a fisioterapia pode ser iniciada já no dia seguinte à cirurgia. Além disso, é essencial manter o acompanhamento da recuperação junto ao profissional.

E lembre-se: ao observar sintomas que podem indicar problemas de saúde, procure orientação junto a profissionais capacitados. Manter em dia o acompanhamento médico e os exames de rotina também é uma forma de descobrir problemas de saúde de maneira precoce, o que faz com que a recuperação seja mais satisfatória e eficaz.

Você tem outras dúvidas sobre a cirurgia de prótese de joelho? Clique nos links abaixo:
5 perguntas sobre cirurgia de prótese de joelho
O que é artroplastia de joelho?
Mitos e verdades sobre cirurgia de prótese do joelho
10 perguntas e respostas sobre a artroplastia total de joelho

 

Sobre o Dr. Evandro Marcelino

Ortopedista especializado em cirurgia do joelho em Criciúma.
Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS). Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Siga no Instagram

Curta no Facebook

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Sociaty of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).