Cirurgia de prótese de joelho: conheça os tipos de procedimento

Procedimento indicado para quem sofre com problemas no joelho, a artroplastia é a cirurgia que irá substituir a articulação danificada do local por uma nova, feita de componentes plásticos e metálicos. Em geral, esse método traz benefícios ao paciente por proporcionar um joelho “novo”, que permite a realização dos movimentos e trata dores, melhorando a qualidade de vida.

Há dois tipos diferentes dessa cirurgia, a artroplastia total e a parcial. Na total, toda a articulação é substituída por uma prótese. Ela é indicada quando o joelho está danificado e outros métodos não foram eficazes para tratar o problema na região. Já na parcial é feita a substituição somente do lado afetado da articulação. Essa cirurgia é indicada quando o restante da articulação está funcionando bem.

A avaliação de qual método será mais adequado para o paciente deve ser feita por um médico qualificado. Em geral, a cirurgia de prótese do joelho é um procedimento seguro e que traz efeitos bastante positivos na vida dos pacientes. Depois da cirurgia, o paciente costuma ter mais facilidade em realizar movimentos e podem até mesmo realizar esportes de baixo impacto, o que deve ser feito com acompanhamento.

O procedimento é normalmente indicado para quem tem deformidades e problemas na articulação do joelho, como artrite e artrose, além de ser indicada também quando outras técnicas não obtiveram resultado satisfatório.

Cada vez mais modernas e adaptadas, as próteses duram, em média, de 15 a 20 anos. Esse prazo de validade, no entanto, vai variar conforme a adaptação e a rotina do paciente e a qualidade do equipamento colocado.

Para saber se a cirurgia de prótese do joelho é indicada para o seu caso, procure orientação junto ao médico capacitado e de confiança, que pode analisar o seu problema e tirar dúvidas em relação ao procedimento.

Como escolher um médico para a sua cirurgia de joelho

Este é um item muito importante que deve ser avaliado antes de qualquer procedimento cirúrgico. Por isso,  procure referências, indicações e médicos habilitados para realizar cirurgias na região afetada. Por exemplo, se o procedimento é no joelho, procure um médico com habilitação em cirurgia de joelho. Acesse o site do Conselho Federal de Medicina para verificar os registros de especialista e o da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho para conferir os médicos habilitados.

Sobre o Dr. Evandro Marcelino

Ortopedista especializado em cirurgia do joelho na cidade de Criciúma/SC
Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS). Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Siga no Instagram

Curta no Facebook

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Sociaty of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).