Atletas de fim de semana: saiba como evitar lesões durante a prática de esportes

Consagrado como o esporte mais amado do país, futebol é compromisso inadiável de boa parcela da população, seja para assistir no estádio e na TV ou para jogar uma partida com os amigos no fim de semana.

Todos os exercícios exigem cuidados. Os chamados atletas de final de semana, que topam uma pelada durante as folgas, são alvo comum de lesões por excesso de força e movimentos repetitivos. É válido ficar atento!  

Uma das formas de prevenir lesões é fazer alongamento antes e depois do exercício. Praticar atividades físicas com mais frequência, de duas a três vezes por semana, também ajuda a melhorar o preparo físico para o esporte, além de fortalecer os músculos, deixando-os mais resistentes. Beber água e se manter hidratado, usar roupas e tênis apropriados e optar por uma alimentação mais equilibrada no dia a dia também influenciam. Sobretudo, destaca-se a importância de procurar um médico de confiança antes de iniciar os exercícios, tanto para verificar seu quadro de saúde quanto para pegar orientações mais detalhadas.

Outra dica importante é para não subestimar desconfortos que aparecem durante ou após o exercício. Muitas pessoas sentem a lesão, mas preferem se automedicar e continuar com a prática mesmo com dor, sem averiguar o que ocorreu, deixando a consulta com um médico apenas para casos mais graves ou para quando o problema já foi agravado.

No entanto, buscar tratamento cedo e manter o acompanhamento com um médico de confiança pode poupar desgastes futuros. Lembre que, quanto mais cedo um problema de saúde é corretamente diagnosticado e tratado, mais satisfatória e eficaz tende a ser a recuperação.

 

Sobre o Dr Evandro Marcelino

Ortopedista especializado em cirurgia do joelho em Criciúma
Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Siga no Instagram

Curta no Facebook

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Sociaty of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).