Artroscopia no joelho: o que você precisa saber

A artroscopia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que permite ao médico olhar para o interior de uma articulação. Nesta cirurgia, o ortopedista utiliza um tubo fino, com uma câmera na ponta, para observar as estruturas no interior da área sem precisar fazer um corte grande na pele. Desta forma, ele realiza os reparos com o auxílio do monitor, sem necessitar de grandes incisões. Este procedimento é frequentemente utilizado no joelho. 


Confira abaixo outras informações e entenda melhor como funciona a artroscopia. 

– A artroscopia possibilita ao cirurgião olhar detalhadamente para as estruturas de dentro da articulação, como os ligamentos e a cartilagem. 

– Este procedimento é frequentemente indicado para o tratamento de problemas no joelho como sinovite, lesão de menisco, artrite séptica do joelho e artrite.

– Durante a artroscopia no joelho, o médico pode realizar, de forma não invasiva, pequenas reparações no menisco, cartilagem ou nos ligamentos cruzados, de forma rápida e segura.

– O equipamento utilizado durante a artroscopia chama-se artroscópio. Este instrumento é uma haste de espessura fina, composto por uma microcâmera na ponta e uma fonte de luz que permite enxergar as estruturas das articulações. Outro item importante é o monitor, pois será utilizado para a reprodução da imagem.  

– Por ser uma cirurgia sem grandes cortes, a artroscopia geralmente é menos dolorosa e permite uma recuperação mais rápida quando comparada com uma cirurgia tradicional no joelho. O procedimento também possui menos riscos e complicações. 

– Considerado um procedimento rápido, sua média de duração é de uma hora, embora este tempo possa variar conforme cada paciente. 

– A artroscopia pode ser usada tanto para diagnosticar quanto para realizar o reparo de um problema articular.

– Embora seja frequentemente realizada no joelho, a artroscopia, também pode ser utilizada para tratamentos no ombro, quadril, tornozelo, punho e cotovelo.


A artroscopia é um procedimento importante para a saúde das nossas articulações e costuma obter bons resultados. Entretanto, esta cirurgia deve ser realizada por profissionais com habilitação para este tipo de procedimento. Dê preferência também para cirurgiões especializados na área do corpo a ser tratada.

Sobre o Dr Evandro Marcelino

Ortopedista especializado em cirurgia do joelho em Criciúma
Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Siga no Instagram

Curta no Facebook

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Sociaty of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).