Artroscopia: conheça os benefícios dessa técnica

Procedimento minimamente invasivo, a cirurgia da artroscopia pode ser uma boa aliada no tratamento de lesões. O método permite que o profissional de saúde possa observar, avaliar e tratar, de forma mais detalhada, problemas dentro das articulações do corpo. 

Normalmente, a técnica indicada para tratar as regiões do joelho e do ombro, mas pode ser realizada também no quadril, tornozelo, cotovelo e punho. A Lesão de Menisco e a Lesão de Ligamento do Cruzado Anterior são alguns exemplos de patologias em que esse método minimamente invasivo é utilizado. 

Nesse procedimento cirúrgico, o profissional faz um pequeno corte na pele do paciente e insere um artroscópio, um equipamento que conta com uma microcâmera. Com a ajuda das imagens coletadas, o profissional pode visualizar a estrutura interna do local e ter uma noção mais precisa das condições dos ligamentos, tendões, músculos e ossos da região.

No caso de lesões no joelho, por exemplo, o uso dessa técnica pode trazer benefícios significativos. A cirurgia traz poucos riscos ao paciente, permite a avaliação detalhada das estruturas da região e pode amenizar dores e desconfortos no local. Além disso, por ser pouco invasivo, o método precisa de um tempo menor para cicatrização do que cirurgias comuns e causa menos desconforto.

Para saber se a artroscopia é ideal para o seu caso, busque orientação junto a um médico especializado. Lembre-se que, quanto antes, um problema de saúde for diagnosticado e tratado, maiores são as chances de obter uma recuperação satisfatória.

 

Sobre o Dr Evandro Marcelino

Ortopedista especializado em cirurgia do joelho em Criciúma
Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Siga no Instagram

Curta no Facebook

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Sociaty of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).