A importância dos meniscos

Importante ferramenta que ajuda a proteger o joelho, o menisco funciona como um grande amortecedor de impactos na região. Ele é composto por uma cartilagem fibrosa e tem um formato de meia lua, como um “C”. Cada pessoa possui dois meniscos em cada articulação do joelho, o medial (interno) e o lateral (externo).

Disposto em camadas, os meniscos se adaptam aos movimentos realizados pelo fêmur e pela tíbia. Essa estrutura ajuda a amortecer, estabilizar e distribuir a força das atividades que praticamos. Assim, os meniscos são considerados importantes para a saúde e o bom funcionamento do joelho.

Por causa dessa importante função, quando os meniscos apresentam problemas, como inflamações, a tendência é que os médicos tentem recuperá-los e preservá-los o máximo possível. Assim, a retirada dos meniscos tende a ser a última opção a ser considerada.

Lesões de menisco: Como ocorrem e quais os sintomas e tratamentos

A lesão de menisco é mais frequente em atletas ou pessoas que praticam exercícios físicos com frequência. Por causa do impacto dessas atividades, o menisco fica mais vulnerável a sofrer lesões.

Normalmente, essas lesões podem ocorrer devido a uma pancada no joelho, agachamento de forma incorreta e ao excesso de peso durante a musculação, por exemplo. Entretanto, alguns fatores podem contribuir para o surgimento da lesão, como estar muito acima do peso e ter doenças como artrose ou artrite.

Os principais sintomas da lesão de menisco são: dor no local e dificuldade para se movimentar, com o surgimento de problemas ao caminhar e subir escadas, por exemplo.

O tratamento para problemas nos meniscos pode ser feito por meio do uso de medicamentos, sessões de fisioterapia ou cirurgia, dependendo do grau de intensidade da lesão. Quando está lesionado, o menisco pode ocasionar dor intensa e problemas de locomoção ao paciente. Por isso, procure um médico capacitado assim que observar os sintomas.

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro Marcelino é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atualmente atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.