5 perguntas sobre lesão de ligamento cruzado anterior

lesão de ligamento cruzado

A lesão de ligamento cruzado anterior (LCA) é uma das mais frequentes em praticantes de alguns esportes que exigem mudança de direção e contato físico. Mas esta lesão não ocorre só em atletas, podendo surgir em atividades cotidianas, quando o joelho sofre um movimento maior do que o suportado, causando traumas de diversos graus. Abaixo, algumas perguntas e respostas sobre o assunto.


O que é ligamento cruzado e qual sua função?

O ligamento cruzado anterior (LCA) é uma estrutura anatômica que fica dentro do joelho. De natureza fibrosa, esta estrutura conecta o fêmur (osso da coxa) à tíbia (osso da perna. 
Sua função é muito importante: tem por função principal estabilizar o joelho no sentido da rotação, garantindo a nossa mobilidade.


Quais os sintomas desta lesão?

Quando a lesão ocorre, alguns sintomas costumam surgir, como:

  • Estalo alto no joelho
  • Dor intensa e aguda
  • Inchaço no joelho
  • Incapacidade de prosseguir a atividade que estava realizando
  • Sensação de instabilidade

Qual é o melhor tipo de tratamento para a lesão de ligamento cruzado anterior?

Não existe um tratamento ideal, pois esta indicação vai depender do tipo de gravidade da lesão. Pode ser um leve estiramento, que não compromete a estabilidade do joelho ou uma ruptura total, por exemplo. Cada paciente deve ser avaliado por um médico ortopedista que irá avaliar se o melhor é o tratamento cirúrgico ou não.

Como é o tratamento cirúrgico?

Alguns tipos de lesão necessitam de cirurgia para a cicatrização. A reconstrução do ligamento cruzado anterior é realizada por meio da artroscopia, um procedimento minimamente invasivo feito por vídeo. O procedimento consiste em substituir o ligamento lesionado por um enxerto retirado do próprio paciente.

Quando é possível voltar a se exercitar?

Depois do procedimento cirúrgico, se o paciente seguir todos os protocolos corretos, é possível retornar aos treinos após cerca de 6 meses.


É possível prevenir?

Uma das recomendações para evitar tanto a lesão do ligamento cruzado quanto outros tipos de lesões no joelho é melhorar o condicionamento físico do corpo. O fortalecimento da musculatura do joelho, principalmente, ajuda na prevenção de lesões nesta articulação.

 

Sobre o Dr Evandro Marcelino

Ortopedista especializado em cirurgia do joelho em Criciúma
Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Siga no Instagram

Curta no Facebook

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Sociaty of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).