5 perguntas sobre cirurgia de prótese de joelho

Indicada para reduzir dores e aliviar desconfortos, a realização da cirurgia de prótese de joelho ou artroplastia é uma alternativa para melhorar o dia a dia de pacientes que apresentam problemas nesta região. 

O procedimento é um aliado na busca pela saúde do paciente e ainda ajuda a melhorar sua qualidade de vida, principalmente em casos avançados de artrose

Abaixo, confira 5 perguntas e respostas sobre a artroplastia do joelho:

1) Para quem é indicada a cirurgia de prótese de joelho?

Em geral, a cirurgia de prótese de joelho é indicada para pacientes que precisam corrigir deformidades na articulação na região, que têm a articulação do joelho comprometida e para os que não conseguiram resultados satisfatórios ao utilizar outras alternativas. Esse método é recomendado também para quem apresenta problemas como artrites e artroses.

2) Como é a recuperação da cirurgia?

Após o procedimento, alguns cuidados devem ser tomados, para garantir uma recuperação mais satisfatória. Em geral, o médico irá recomendar que o paciente levante da cama por 12 horas — para isso, uma sonda pode ser colocada junto ao corpo, para que o paciente possa fazer suas necessidades sem precisar se movimentar. Outro cuidado é em relação a fisioterapia, que pode ser iniciada já no dia seguinte à cirurgia, e deve ser realizada seguindo as recomendações dos profissionais. Além disso, também deve ser indicado, pelo médico, quais medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios, serão usados pelo paciente.

3) Por que a fisioterapia é importante após a cirurgia de prótese de joelho?

A fisioterapia é uma aliada importante na recuperação do paciente após o procedimento. Ela que irá ajudar a aliviar dores e inchaço, fortalecer músculos e melhorar a movimentação do joelho.

Os exercícios devem ser passados por um fisioterapeuta capacitado, e servirão para treinar o equilíbrio do paciente, a forma de andar (sem a utilização de apoio ou de muletas), e indicar qual a forma correta de realizar os movimentos, além de fortalecer e alongar os músculos da perna.

4) Quais as possíveis complicações após a cirurgia?

Em geral, as taxas de complicações que ocorrem após esse procedimento são muito baixas. Essa cirurgia é confiável e tida pela medicina como uma alternativa segura.

Entre os problemas que podem surgir estão infecções, desgaste e soltura da prótese. Vale lembrar que a melhor forma de evitar complicações é manter o acompanhamento médico e exames de rotina em dia junto ao seu profissional de confiança.

5) Qual o tempo de duração da prótese do joelho?

Em geral, a prótese costuma durar uma década ou mais em pessoas de mais idade, até que precisem ser trocadas. Os pacientes mais jovens podem precisar fazer a substituição em menos tempo, conforme as características de cada pessoa e os cuidados tomados.

Clique aquie confira alguns mitos e verdades sobre a artroplastia de joelho.

IMPORTANTE

A escolha do profissional é um fator importante na hora de realizar o seu procedimento cirúrgico. Busque sempre referências e médicos habilitados para realizar cirurgias, bem como especialistas na região afetada. 

Em caso de dúvidas, acesse o site do Conselho Federal de Medicina e da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho e digite no campo de busca o nome do profissional. 

Sobre o Dr. Evandro Marcelino

Ortopedista especializado em cirurgia do joelho em Criciúma
Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).  Suas áreas de atuação incluem prótese, artroscopia e lesões de menisco e de ligamento cruzado. Atende em Criciúma, Tubarão e região, em Santa Catarina.  Para mais informações, clique aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Siga no Instagram

Curta no Facebook

Médico graduado pela Universidade de Blumenau, com Especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Evandro é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da Internacional Sociaty of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).